Sobre a 3VS

A Associação Terceira Via Santista é um grupo democrático de associados do Santos Futebol Clube, que tem seus objetivos centrados na fiscalização dos atos administrativos por meio da participação ativa na política interna do Clube.

Foi fundada em 14 de abril de 2010, e hoje é uma das maiores associações pró-clube de futebol do país. Mas mesmo antes da fundação formal da Associação, nossos membros fundadores já militavam assiduamente na política do Santos FC.

Utilizando-se de um perfil democrático, todas as grandes decisões da Associação são tomadas em Assembleia Geral de sócios, de forma a ouvir e respeitar a opinião de todos.

» Posicionamento Histórico da Terceira Via Santista:

A Associação Terceira Via Santista teve participação ativa no Santos FC no biênio 2010-2011, com representantes presentes na Diretoria e em cargos de relevância no Conselho Deliberativo do Clube. Nesta gestão, o Santos FC conquistou diversos títulos: Taça Libertadores da América (2011), Copa do Brasil (2010) e por duas vezes o Campeonato Paulista (2010 e 2011).

Em 2012, a Associação Terceira Via Santista – não contente com os rumos apresentados pela administração do Clube – optou por reformular o seu posicionamento em relação à política do Santos FC, passando a ter posições claras que se opunham ao sistema implantado. Dentre elas, a reforma estatutária realizada em 2011 (incluindo a mudança do sistema administrativo de Presidencialismo para Comitê de Gestão), que foi abertamente combatida por membros da Associação Terceira Via Santista, já conseguindo observar e prever a possibilidade de um “golpe” em decorrência do engessamento da administração do Clube.

Também viemos a fundo no caso da obscura venda do jogador Neymar Jr, viajando inclusive até a Espanha para ter acesso a documentos junto a oposição do Barcelona.

Orlando Rollo
Orlando Rollo, candidato a Presidente pela Chapa “Pense Novo Santos”, em 2014
(Foto: Guilherme Kastner)

Por acreditar que a gestão administrativa deva ser realizada de maneira dinâmica e profissional, decidimos democraticamente lançar uma chapa na Eleição do Santos Futebol Clube realizada em 2014. Encabeçamos a Chapa 3 “Pense Novo Santos”, que fez frente às demais chapas que se destacavam pelo alto poderio econômico. No final do pleito, a Chapa 3 obteve 855 votos (16,68% do total de votos válidos), ficando em quarto lugar numa disputa apertada e com pouca diferença de votos, tendo em vista o número total de eleitores que se destinaram às urnas. Lembramos que a polêmica Eleição contou com anulação por conta de fraude e adiamento do pleito eleitoral, fator que prejudicou a maioria das chapas com limitação financeira.

Mesmo com a derrota nas urnas em 2014, entregamos à administração 2015-2017 nossas propostas de campanha, assim como nosso plano de gestão, afim de que fossem utilizadas da melhor maneira possível pelos dirigentes. Acreditamos que as diferenças políticas encerram-se ao final da Eleição e que devemos sempre colaborar de todas as formas para que o Santos FC busque o equilíbrio financeiro e conquiste títulos.

Em 2017, mais experientes, buscamos apoiar uma chapa que compactuasse com a maioria dos ideais pregados pela Associação Terceira Via Santista. Assim, decidimos integrar a Chapa 1 “Somos Todos Santos”, encabeçada por José Carlos Peres e Orlando Rollo. E no dia 09 de dezembro, com 1.851 votos, fomos eleitos para a gestão 2018-2020 do Santos Futebol Clube.

A vitória conquistada no final do ano de 2017 elegeu um número expressivo de membros da Associação Terceira Via Santista para o Egrégio Conselho Deliberativo do Santos FC. Desta forma, agora de maneira direta, seguimos firmes aos nossos propósitos de colaborar, fiscalizar e principalmente de acompanhar os jogos do nosso glorioso Peixe.

» Faça parte deste time – Seja Sócio da Terceira Via Santista!

Para ser associado da Terceira Via Santista, é necessário ser torcedor e sócio do Santos FC. Para associar-se à Terceira Via Santista, clique aqui!

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco através do formulário disponibilizado em nosso site.